Foto: Vinicius Becker
Pedro Della Pasqua foi ovacionado pela torcida após o apito final

O acesso do Inter-SM à elite do futebol gaúcho, confirmado no domingo (17) com a vitória sobre o Veranópolis, ainda está sendo assimilado pelo presidente Pedro Della Pasqua. À frente do clube desde 2023, ele destacou a intensidade dos dias que antecederam a partida e a dimensão do resultado histórico.
– Essa ficha vai demorar um pouquinho a cair. Foram dias muito intensos de trabalho. O presidente de clube do interior se envolve desde o freezer que faltou na copa até a logística central de ingressos. Mas estamos muito satisfeitos, não só com o resultado em campo, mas também com a forma como o torcedor conseguiu acessar o estádio. Foi uma tarde histórica para Santa Maria e para o Inter-SM – afirmou, em entrevista ao programa Papo D Esporte.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O que muda na realidade do clube
Segundo Della Pasqua, o acesso representa uma mudança de patamar para o clube, que passa a ter maior visibilidade, receitas e interesse de patrocinadores.
– Muda tudo. Passamos a ter cota da Federação, campeonato televisionado e maior exposição. Hoje mesmo recebi ligações de empresas querendo patrocinar o clube. Em 2023 era difícil até trazer um atleta, e agora a lógica se inverteu – disse.
O dirigente, no entanto, ressaltou a necessidade de planejamento para evitar um retorno imediato à Divisão de Acesso:
– É o que sempre digo: não podemos viver uma ilusão de seis meses, de chegar e logo cair. Teremos pouco tempo para muitas adequações, como reformas no estádio, cabines de imprensa e estrutura de VAR. Então, temos muito trabalho e pouco tempo. Vamos ter três meses que precisamos reformular algumas coisas e montar um elenco ainda mais forte, para não sofrermos um revés logo ali – alertou.
A ambição do presidente
Após o jogo contra o Veranópolis, o grupo comemorou a conquista com uma festa interna, restrita a atletas, comissão técnica, funcionários e familiares. Uma celebração maior, segundo o presidente, só deve ocorrer depois do encerramento do campeonato. O foco agora é nas duas partidas da grande final, contra o Novo Hamburgo.
– Os trabalhos vão retornar na quarta-feira (20) e a partir dali deixamos a festa de lado e começamos a focar no jogo de domingo. Isso é inegociável para nós. Tem o momento da festa, porque 14 anos não são 14 dias, mas queremos mais, queremos ser campeões, queremos manter o Inter-SM na primeira divisão. E o título é marcante, os jogadores querem trazer mais uma explosão de alegria para a cidade – afirmou.
Della Pasqua ainda reforçou o compromisso com o fortalecimento das categorias de base e a consolidação do Inter-SM no cenário estadual e nacional.
– Não cair em 2026 já praticamente garante vaga na Série D do Brasileiro, o que significa calendário e competição nacional. Nosso sub-17 já subiu em 2023, e temos o sub-20 disputando para colocar as três categorias na primeira divisão estadual. Esse é o caminho para o clube crescer de forma sustentável – projetou.
Confira a entrevista completa